domingo, 22 de setembro de 2013

MORAL E ÉTICA - Construindo questionamentos

                             Filosofia em sala de aula amplia o sentido quando o discente se torna consciente, quanto ele questiona não em busca de respostas, mas em busca de novos questionamentos, levando os colegas e a comunidade escolar a também pensar.


Ética e Moral: Violência contra mulher.

Gabriela Trentini 303;
E.E.M.Abdon Batista
attrentini@yahoo.com.br

         Hoje em dia, na nossa sociedade a violência contra mulher, é algo cada vez mais constante, e ninguém se mexe para mudar. Todos calam a boca por medo, e talvez sobrarem pra eles. Mas se todos ajudassem, talvez fosse diferente, não acham? Quem sabe se cada um fizesse sua parte, nem existiria mais isso, mulher é algo para se guardar do lado esquerdo do peito, para amar, e cuidar. Como ela sempre cuidou de ti, sendo tua esposa, tua namorada, tua irmã e principalmente sendo sua mãe. A violência contra mulher é crime, e ninguém respeita então aonde vamos para com isso? Cada semana descobrimos mais vitimas, os noticiários nunca mudam, é sempre a mesma coisa, mulher é espancada lá, mulher é vitima de estropiamento aqui, até quando isso? É para uma pessoa virar agressora também devem existir diversos fatores como, ter um pai ausente, ter visto brigas de família quando criança, o consumo de bebidas alcoólicas.
         Entre outros tantos problemas, mas mesmo assim, eu não sei como uma pessoa é capaz de fazer isso. Por que nem de homem podemos chama-lo. A melhor coisa que pode existir é o respeito entre as pessoas.                                         
             Existem diversas formas de agredir uma mulher, nem sempre precisa ser sexualmente a agressão. A violência física, psicológica, patrimonial, gênero, doméstica, familiar, institucional moral entre tantas outras. Então vamos nos repeitar, para ganharmos respeitos dos outros.


Ética e moral


Greice Maiara Rückert; Série: 306;
E.E.M. Abdon Batista
greicinha102008@gmail.com


                            Hoje em dia falar sobre ética e moral é um tanto confuso, pelo menos é meu ponto de vista. A sociedade hoje não sabe o que é ética ou moral, ou se sabem, são poucos os que põem em prática.
Desde pequena ouvia minha avó dizendo “É questão de ética você ouvir pessoas te xingando e ignorá-las”, nunca havia entendido ela, até hoje; eu não entendia o porquê de eu ter que ignorar tal pessoa, e o porquê que isso iria me fazer uma pessoa “melhor”. Mas hoje vejo que isso ajudou e muito, a formar o meu caráter.
Lembro-me também dos meus tempos de rebeldia, onde eu me mentia em muitas confusões, vivia brigando e tudo mais, minha mãe sempre me fazia pedir perdão aos meus colegas, dizendo que me meter em brigas e não pedir desculpas me tornaria uma pessoa sem moral, nunca entendi isso também.
Não sabia para que eu utilizaria essas duas coisas, ética e moral; essas duas coisas hoje em dia tem se perdido em nossa sociedade, afinal, vemos reportagens absurdas na televisão, mostrando brigas em colégios, violência no trânsito, nos trabalhos e tudo mais. Atualmente, as pessoas tem pensado em si próprias apenas, não te dão bom dia, não conversam olhando nos olhos e eu fui educada de que isso é falta de ética, meu pai dizia que quando pequeno, ele cumprimentava todos na rua, porque se isso não acontecesse, meu avô “lascava a cinta”, acho que esses valores foram se perdendo ao longo do tempo.
Existe uma frase pela qual eu me interessei muito:
“Sem moral, a convivência é impossível. Sem ética, é infeliz e lamentável.”


Referência bibliográfica:
COELHO, André. Ética e Moral. Disponível em: < http://aquitemfilosofiasim. blogspot.com.br/2007/11/filosofia-moral-tica-e-moral.html>. Acesso em: 09 de set. de 2013.



Ética e Moral 

Morgana Bonin / 3 ano 01
Escola de Ensino Médio Abdon Batista
morganabonin@gmail.com


  Talvez eu esteja um pouco confusa para começar a falar sobre ética e moral, mas vamos começar...
  A moral incorpora as regras de uma sociedade onde convivemos, princípios morais e comportamento humano, surge de dentro do ser. É relativo a costumes e se submete a um valor. 
  Ética não se resume apenas em moral, mas sim em um viver e conviver melhor na sociedade, aceitando o próximo do seu jeito de ser e viver... costumes, cultura, hábitos. Busca o melhor de viver na vida provada ou publica, com seu conjunto de valores.
   É comum confundir ética e moral, como se fossem a mesma coisa. As vezes se confunde ética com espírito e corpo, que tem tudo haver com moral mas nada com ética.
  Desde que nascemos, aprendemos o certo e o errado, a partir disso é que reproduzimos os valores impostos pela sociedade. Vamos dizer que o nosso valor moral seria um “respeito a vida” e a ética criou seu “padrão de comportamento” como exemplo a justiça, honestidade, responsabilidade, lealdade, respeito (entre outros valores).
  Muitas pessoas hoje em dia acabam esquecendo do respeito com o próximo, suas responsabilidades... por conta de problemas causados por preconceito, besteiras, classe social, cultura... vários fatores!
  Nesse momento é que entra o equilíbrio na vida, os valores, respeito, educação desde criança. Como diz Juahrez Alves “Quem foge da ética, fatalmente é atropelado pela moral”.

http://www.revista.vestibular.uerj.br/coluna/coluna.php?seq_coluna=68 http://pensador.uol.com.br


Ética e Moral


Vanessa Hein  3°06
Escola de Ensino Médio Abdon Batista
Nessinha-hein@hotmail.com

            Buscando saber a fundo do que se trata ética e moral, encontrei que ética tem haver principalmente com o caráter da pessoa, são valores morais e princípios ideais do comportamento humano. Já moral, é basicamente a obediência a costumes e hábitos, ou seja, segundo minha interpretação, ao longo de nossa infância nós começamos a ‘obedecer’ regras, normas, costumes, hábitos, por conta disso nossa ética é mesclada conforme os costumes que nós aprendemos e seguimos.
Se crescemos ouvindo que não devemos falar com estranhos por conta do perigo que podemos correr, vamos praticar esses conselhos, nada mais natural então, do que andarmos de cabeça baixa, ou desviarmos o olhar quando percebemos que alguém nos olhou, e com o passar do tempo, essa pratica vai se tornando tão comum, que mesmo quando você quer olhar para uma pessoa e encaram por simples simpatia, ela se sente constrangida, e é assim se fazem isso com nós.
Eu acredito que os valores morais na sociedade variam muito, não tanto pelo fato da educação que recebemos, claro que esse fator também é muito importante, mas eles variam muito, por que em cada família vemos costumes diferentes, e esses costumes geralmente vai passando de geração em geração, não que todas elas seguiram o mesmo costume a fio, mas pelo menos a base desse costume todos levaram um pouco. Porem, vemos mudanças no comportamento do filho em relação ao do pai, isso não significa que esse filho não seguiu o costume, pode ter seguido, mas de um modo diferente, isso se dá principalmente pelo fato de que os tempos mudam, a sociedade muda, e os costumes e hábitos seguiram essas mudanças.
Nossos hábitos e costumes podem continuar mudando com o passar do tempo, isso não é estranho, na verdade eu acho isso normal pelo fato de que jamais teremos as mesmas opiniões pelo resto da vida – exceto algumas opiniões – isso acontece por que alem de nosso ponto de vista mudar com o passar dos anos, os assuntos mudam, o que pode ocasionar na mudança. A mudança então pode ser positiva ou então negativa. Muitas vezes já mudamos de opinião e não é agora que deixaríamos de mudar, mudanças devem vir para melhor, caso contrario podemos nos ‘perder’ .

http://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%89tic, 30/08/2013.


Preconceito na religião ou contra a religião
Felipe Plizzari
3° série turma 304
E.E. M Abdon Batista
felipeplizari@gmail.com

O preconceito na religião ou contra as religiões se da porque as pessoas não estão satisfeitas com a sua própria religião ai simplesmente ela procura criticar e julgar as outras religiões como sendo inferior a dele na verdade isso é uma grande besteira porque se todo mundo tem o direito de ir e vir em uma sociedade como essa e totalmente livre para expressar seus pensamento e também livre arbítrio ela também com certeza tem o direito de escolher a sua       própria religião, ou seja, a religião que vai seguir ou aquela religião que lhe faz bem.
Porque se ao menos nós não temos o direito de sermos feliz com as nossas escolhas deixa-o ser feliz na sua escolha pela religião se essa religião vai faze essa pessoa cresce na vida nos seus pensamentos nas suas atitudes perante a sociedade nós não temos o direito de tirarmos a felicidade de uma pessoa só porque nós não gostamos da religião que ela esta seguindo, na verdade pensando bem que somos nós para dizer para a outra pessoa o que ela deve ou não fazer da sua via porque deus já nos deu uma vida para nós cuidarmos, mas as pessoas não estão satisfeitas em cuidar da sua própria vida tem que cuida da do próximo também.
Na verdade nós nem temos o direito de julgarmos as pessoas por suas escolhas porque nós estamos julgando, mas ao mesmo tempo ela pode estar nos julgando da mesma forma que nós julgamos nós podemos ser julgados, simplesmente nós temos o direito de fazer nossas próprias escolhas por isso deixa as pessoas fazerem as SUS escolhas conforme a sua felicidade esta indicando o caminho se ela vai encontra essa felicidade através da religião boa proveito pelo menos essa pessoa não vai estar nas ruas fazendo coisas erradas para prejudicar outras pessoas por isso deixa-o ser feliz nas suas escolhas “simplesmente não de bola para o que os outros falam simplesmente seja feliz” 


CORRUPÇÃO

Luan Angelo Giuradelli
E.E.M Abdon Batista
Série:3º04
Luanangelo_2@hotmail.com



Muitas vezes nós, nos deparamos com uma noticia bastante comum, nos meio de comunicação, a imagem de um político.
Eu fico pensando, será que é uma forma de status, para eles ficarem estampando as capas de jornais e revistas.E o povo que olha para essas capas de jornais, e não da à menor significância, sobre o que esta ali, na sua frente, será que isso já é rotina.
Povo ignorante e acomodado será que vai demorar quanto para perceberem, que isso no é normal. E você que reclama de trabalhar 220 horas mensais e ganhar uma miséria, e vê seu dinheiro indo para o bolso de outros.Vocês que ficam pensando que político não tem Moral e Nem Ética, mas e VOCÊ, tem! Para cobrar isso deles.   


Ser ético e moral

Aluno: Eduardo Henrique Coutinho
Série: 301
Escola de Ensino Médio Abdon Batista
Endereço eletrônico: edu_koutinho@hotmail.com

     Ambas parecem ter o mesmo sentido, mas no contexto filosófico possuem significados diferentes, estando a ética entrelaçada ao estudo fundamentado dos valores morais, que orientam o comportamento humano.
     Oque é moral? É a pratica dos bons costumes e seguir regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
     De onde vem, ou melhor, como adquirimos a ética? Através da investigação do comportamento humano, obtendo um conjunto de conhecimentos.
      Muitos confundem ética e moral como sinônimos, mas isso é um erro, pois uma pessoa pode ser ética e imoral ao mesmo tempo, como por exemplo um soldado sendo ético em sua profissão não dedurasse um colega que torturou o inimigo, portanto sendo imoral.
      Em uma finalidade, entretanto, ética e moral andam de mãos dada, com apenas um objetivo, de que o ser humano tenha uma conduta diante da sociedade, certa, reta e linear, ou seja respeitando regras, leis e tabus estabelecidos por uma determinada sociedade e respeitando o próximo tratando-o com sinceridade, não o mal dizendo e tratando-o com desprezo. E o mais importante, fazer com que cada um pensa e reflita em cada situação do dia-a-dia, o que é certo ou errado, bem ou mal, tendo a possibilidade de fazer a melhor escolha através desses conceitos
     Contarei uma breve história para que reflita sobre ética e moral: João está desempregado, sua mulher grávida do quarto filho também, como última esperança de poder coloca o pão na mesma para sua crianças, João vai a uma entrevista de emprego. O emprego é garantido, mas tem um porem, ele será o entregador, onde terá que mentir, pois o chefe disse que na nota fiscal vai 50 caixas, mas na verdade vai 60, o motivo da mentira é o fato de sonegar impostos. Você aceitaria esse emprego?
Você que decide o que será do deu futuro, através de suas decisões, são as sua escolhas que decidiram quem você será, e quem serão seus filhos, ou seja, ser ético e moral ou não. Com certeza isso irá refletir nos problemas sociais, trazendo-o para eles uma possível solução.

                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário